
Osteoartrose
É uma doença articular degenerativa crónica, que se caracteriza pela degradação progressiva da cartilagem e outros componentes da articulação com consequente dor, rigidez e perda de mobilidade articular.
Na maioria dos casos, é uma doença que evolui ao longo de vários anos e cuja prevalência aumenta com a idade, sendo muito frequente após os 65 anos. É a doença reumática mais comum e estima-se que irá afetar 1 em cada 3 pessoas nas próximas décadas.
A idade não é o único fator de risco para o desenvolvimento desta patologia. Fatores relacionados com o estilo de vida, como a exposição ao fumo do tabaco, a obesidade, o tipo de profissão ou ocupação, a história de traumatismos de repetição ou fratura prévia são todos fatores de risco muito importantes. Também algumas doenças como a artrite reumatoide, o lupus, a artrite psoriática ou a hemocromatose são causa de osteoartrose, especialmente em indivíduos mais jovens.
As localizações mais frequentes são o joelho, a anca, a coluna vertebral e as mãos.
Não existe nenhum tratamento que tenha provado ser eficaz a reverter as alterações estruturais associadas a esta doença. No entanto, se for implementada uma abordagem terapêutica multidisciplinar, onde a integração de terapêuticas farmacológicas para alívio da dor, da fisioterapia e exercício físico para fortalecimento muscular, a modificação do estilo de vida e, em casos selecionados, intervenções intra-articulares, pode haver lugar a melhoria significativa da dor e funcionalidade, com preservação da qualidade de vida do doente.
Links úteis
https://www.lpcdr.org.pt/info-doente/patologias/osteoartrose