
Polimialgia reumática
Trata-se de uma doença reumática inflamatória, relativamente comum, que afeta quase exclusivamente pessoas com mais de 60 anos de idade.
Caracteriza-se pelo aparecimento relativamente repentino de dor, intensa, referida aos ombros, região cervical e ancas que se associa a rigidez matinal, levando alguns doentes a descrever dificuldade em levantar os braços de manhã ou a sensação de ter um “colete” a apertar os ombros e pescoço.
A doença geralmente causa grande limitação podendo impedir a pessoa de realizar tarefas simples do seu dia-a-dia.
Cerca de 15% dos doentes com polimialgia reumática podem desenvolver outra patologia chamada arterite de células gigantes onde é frequente a perda de visão. Por este motivo, os doentes devem estar atentos a alterações recentes na visão e se isso acontecer, deverão consultar rapidamente o seu médico.
O tratamento consiste na rápida instituição de corticosteroides em dose baixa. A maioria dos doentes nota uma melhoria muito marcada dos sintomas ao fim de poucos dias de tratamento. A duração média do tratamento é de 18 a 24 meses.
Se esta doença não for tratada pode levar a incapacidade física grave. Felizmente, a maioria dos doentes responde muito bem à terapêutica instituída e o prognóstico geral a longo prazo é bom.
É de extrema importância a experiência do médico para fazer o diagnóstico correto e gerir as potencias complicações associadas à doença e ao seu tratamento.
Links úteis

