
Artrite reumatoide
A artrite reumatoide é uma doença autoimune que se caracteriza pela inflamação das articulações e que pode conduzir à destruição do tecido articular e periarticular.
A forma de apresentação mais comum da doença é a poliartrite das pequenas articulações das mãos e pés, mas qualquer articulação do corpo pode ser afetada. Para além das articulações, e especialmente nos casos mais graves e de longa duração, pode existir envolvimento de outros órgãos e sistemas, nomeadamente o pulmão (doença pulmonar intersticial), os olhos (episclerite) ou os vasos sanguíneos (vasculite).
É uma doença crónica porque não tem cura, mas se eficazmente tratada, tem bom prognóstico vital e funcional. Nos últimos anos, assistiu-se a uma melhoria substancial no seu tratamento.
A supressão da inflamação nos estágios iniciais da doença, ou seja, o tratamento precoce, tem a capacidade de parar o processo inflamatório associado à doença, resultando na melhoria a qualidade de vida a longo prazo.
A experiência e conhecimento técnico do médico assistente é fundamental para conseguir um tratamento que, para além de ser seguro e eficaz, respeite a individualidade de cada doente.Links úteis: